domingo, 18 de junho de 2017

Distratores


Há certo tempo meu marido tem trabalhado numa pesquisa sobre "distratores" em avaliações. Ele me explicou como eles funcionam e de maneira grosseira é o seguinte: quando alguém elabora uma prova com questões objetivas sempre se coloca nas questões alternativas plausíveis que podem confundir o avaliado e fazê-lo cair na "pegadinha"... É por isso que sempre que fazemos provas deste tipo é comum ficarmos entre duas alternativas: são os distratores....
Fiquei pensando como os "distratores" funcionam na nossa vida de forma geral e como eles nos fazem desviar constantemente do FOCO.
 A depender do seu foco atual já reparou quantos "distratores" aparecem?
Seu foco é emagrecer? Quantos alimentos hipercalóricos te são oferecidos... Ah, mas é só hoje....
Seu foco é guardar dinheiro para uma viagem? Quantas liquidações aparecem?.... Que sapato lindo! Eu preciso deste!
Seu foco é ser aprovado no vestibular, na OAB ou em um concurso público? Quantas "coisas" aparecem pra você fazer e te tiram do planejamento do estudo? Ah, é só uma olhadinha nas redes sociais e lá se foram preciosos 40 minutos...
Seu foco é priorizar o tempo de qualidade com sua família? Quantos compromissos aparecem na sua agenda e você faz opção por eles deixando de lado quem mais importa?
Eu não sei quais são seus "distratores", mas hoje me peguei pensando nos meus e pensei que já passou da hora de eu parar de cair nas "pegadinhas" da vida...
O tempo passa tão rápido e só depois que ele passa nos damos conta do tanto que perdemos....
Se você acredita em Deus, vale mais uma reflexão: quais são os "distratores" que tem te afastado de Deus? Que "distratores" tem feito você viver a vida buscando apenas as coisas desta terra...como se não existisse um céu e uma vida eterna? Que "distratores" roubaram o tempo que você falava a sós com Deus?

Nas avaliações uma boa forma de evitar cair nas pegadinhas é aprender a reconhecer os distratores e desviar se deles, marcando então a alternativa correta...
Que na sua vida você reconheça seus distratores, tenha alvos bem definidos e seja aprovado no final ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário